Maria Júlia Yawanawá

Criadora e coordenadora do Projeto Rautihu

Maria Júlia Yawanawá, 39 anos, é criadora e coordenadora do Projeto Rautihu, uma iniciativa de afirmação da cultura e geração de renda para as mulheres artesãs do povo Yawanawá. Também lidera projetos de reflorestamento e de plantio de cultivos tradicionais e árvores frutíferas, com objetivo de promover a segurança alimentar de sua comunidade.
É casada, mãe de 7 filhos e avó. 
Bacharel em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Acre, é professora desde dos 17 anos e hoje, trabalha na coordenação técnica da educação escolar indígena na Terra Indígena Rio Gregório, de seu povo.
Junto aos seus irmãos, criou e coordena projetos relevantes para o fortalecimento da cultura, a arte e a espiritualidade Yawanawá.
Coordenou relevante trabalho de pesquisa e registro da língua Yawanawá, com pesquisadores e sábios indígenas e pesquisadores acadêmicos, apoiado pelo Museu do Índio/FUNAI e a UNESCO. Nesse trabalho, produziu Tuĩ Kuru Anihãu Xinã, livro com narrativas contadas por seu pai, o grande cacique Raimundo Luís Tuinkuru Yawanawá, e um relevante registro de seu vasto conhecimento sobre plantas medicinais.

todos os direitos reservados © 2020 

  • email
  • Instagram
  • Facebook
  • linkedin
  • YouTube