top of page

Walter Rodrigues

Coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design do Inspiramais

Designer brasileiro, iniciou sua carreira em 1983, como stylist na Revista Manequim - Editora Abril em São Paulo. Em 1992, Walter Rodrigues, lança uma marca de roupas com seu nome, em 1994, é a primeira marca a se apresentar no Phyto Ervas Fashion, projeto esse que originou a mais importante semana de moda do Brasil, a São Paulo Fashion Week. De 2004 a 2012 apresenta suas coleções no Fashion Rio. De 2002 a 2006 participará da Semana de Moda de Paris, exportando seus vestidos para vários países. Em 2012 encerra seu projeto de confecção.
Hoje atua como consultor na área de design de produto, e é coordenador do Núcleo de Pesquisa e Design e diretor criativo do Inspiramais, um salão de Design, Inovação e Sustentabilidade para materiais de moda.
Mentor na área de Design Sustentável do Instituto Focus Têxtil – trabalha em vários projetos que visam incentivar a moda circular, através de ações com resíduos de materiais e no incentivo a alunos e microempresários a buscarem na sustentabilidade uma solução para o futuro da moda.
Consultor para o Sebrae em projetos que envolvem a identidade local e os produtos de design.
Trabalha no Projeto Iconografia Local, que visa ampliar os olhares sobre a cultura e fazeres regionais brasileiros, incentivando o uso dessas riquezas para integrá-las no design de produtos, criando narrativas de novas possibilidades de desenvolvimento nas áreas da moda, artesanato, mobiliário, agricultura familiar, culinária, fortalecendo o empreendedorismo local.
Esse projeto é realizado pela Assintecal – Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos, juntamente com o Sebrae Nacional.
Nesse momento atua na região do Baixo Amazonas, trabalhando em quatro territórios – Santarém, Alter do Chão, Mojui dos Campos e Belterra em um projeto para a COP 30, o Iconografia do Bioma Amazônico é focado na Bioeconomia, e constituirá um livro, vídeo e na mentoria para 20 empresas locais de vários setores de negócios para a melhoria dos produtos a partir da decodificação da iconografia local, visando o fortalecimento da identidade dos produtos, incentivando o olhar para os signos de pertencimento da região. Juntamente com Júlia Webber uma estrategista em sustentabilidade incentiva a busca por inovação e escalabilidade nos biomateriais.

bottom of page